Teresina inicia dia 25 as campanhas de Vacinação Nas Escolas e a da gripe

0
38
foto: freepik

 A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia no próximo dia 25 de março as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Influenza (gripe) e Campanha de Vacinação nas Escolas. As ações acontecem simultaneamente em salas de vacina do município e também nas escolas, visando ampliar as coberturas vacinais e reduzir os casos de doenças imunopreveníveis na capital.

 A vacinação contra a gripe vai contemplar um total de 324.155 pessoas pertencentes a diversos públicos prioritários. Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, explica que a estratégia será a ampliação gradativa dos públicos de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade das salas. “Durante a próxima semana divulgaremos mais detalhes, como os grupos que serão contemplados inicialmente e também os pontos de vacinação”, diz.

 Dentre os grupos prioritários da campanha da gripe, estão: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, professores, povos indígenas, forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e sistema portuário, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

 Em 2023, 2.671 amostras clínicas encaminhadas por estabelecimentos de saúde de Teresina foram examinadas, 408 foram positivas para algum vírus respiratório. A Influenza tipo B teve 25 casos positivos e a influenza do tipo A teve 23, totalizando 48 casos positivos de Influenza durante o ano de 2023 em Teresina.

 Já a estratégia de vacinação nas escolas será uma articulação entre saúde e educação, por meio do Programa Saúde na Escola. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas para os ensinos infantil, fundamental e médio. A estratégia irá envolver todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando resgatar todas as doses do esquema vacinal que estiverem faltando.

 “Essa ação visa contribuir para a melhoria das coberturas vacinais, em especial para as vacinas tríplice viral, penta, poliomielite inativada (VIP) e oral (VOP), HPV, meningocócica ACWY e febre amarela”, diz Emanuelle Dias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here