Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Google Drive: 5 truques que todo mundo deveria saber

0 0
Read Time:3 Minute, 48 Second

O Google Drive é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares atualmente, seja para uso pessoal ou para o trabalho e os estudos. No entanto, existem algumas ferramentas úteis na plataforma que podem passar despercebidas. O Drive permite marcar os arquivos preferidos, fazer pesquisas avançadas entre documentos e configurar acesso offline. Além disso, é possível adicionar a extensão Save to Google Drive, que permite armazenar arquivos de forma mais prática, e usar a função Activity (ou Atividade), que ajuda a monitorar edições e revisar o histórico de revisão dos documentos. A seguir, confira cinco truques do Google Drive e veja como explorar as ferramentas.

1. Adicionar “Com Estrela”

 

Arquivos e pastas "Com estrela" no Google Drive são mais fáceis de acessar — Foto: Reprodução/Júlia Silveira
Arquivos e pastas “Com estrela” no Google Drive são mais fáceis de acessar — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O Google Drive permite marcar arquivos ou pastas como “favoritos”, deixando-os identificados com um ícone de estrela. Esse recurso facilita o acesso a documentos frequentemente utilizados, já que os itens selecionados ficam em destaque na página inicial.

Para isso, basta localizar o arquivo ou pasta que deseja marcar, clicar com o botão direito e selecionar a opção “Adicionar a “Com Estrela”. Para acessar os documentos rapidamente, basta ir ao painel lateral esquerdo e clicar no ícone de estrela para visualizar os itens preferidos. O truque é bastante útil para quem utiliza o Drive na rotina ou trabalha com muitos documentos diferentes e precisa encontrá-los com agilidade.

2. Pesquisa Avançada

 

Pesquisa Avançada do Google Drive conta com diversos filtros — Foto: Reprodução/Júlia Silveira
Pesquisa Avançada do Google Drive conta com diversos filtros — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

A ferramenta do Google conta ainda com um recurso de pesquisa avançada que facilita a localização de itens específicos. É possível filtrar os resultados com base em diversos critérios, como tipo de arquivo, data de modificação e palavras-chave.

Um dos caminhos para utilizar a funcionalidade é a barra de pesquisa. Basta digitar as palavras-chave relacionadas ao arquivo que deseja encontrar. O Drive exibirá sugestões automáticas com base nos nomes dos documentos, tipos de arquivos e histórico de acesso. Também é possível clicar no ícone de filtros (seta para baixo) à direita da barra de pesquisa para abrir as opções avançadas.

3. Configurar acesso offline aos arquivos

 

É possível acessar arquivos e pastas do Google Drive mesmo offline — Foto: Reprodução/Júlia Silveira
É possível acessar arquivos e pastas do Google Drive mesmo offline — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Outra funcionalidade prática do Google Drive é a possibilidade de acessar os documentos mesmo sem estar conectado à internet. Para isso, basta configurar a opção de “offline” para arquivos ou pastas específicas. Encontre o arquivo desejado, clique com o botão direito sobre o item e selecione a alternativa “Disponibilizar offline”.

Para configurar pastas inteiras, é só acessar o menu Configurações, no ícone de engrenagem, e, na sequência, selecionar a opção “Offline”. Em alguns casos, pode ser necessário baixar uma extensão no Chrome para ativar esse recurso. Esse truque é útil para quem precisa trabalhar em movimento, seja viajando ou em áreas com conexão limitada à internet.

4. Baixar a extensão Save To Google Drive

 

Extensão Save To Google Drive permite salvar arquivos e páginas diretamente na nuvem — Foto: Reprodução/Júlia Silveira
Extensão Save To Google Drive permite salvar arquivos e páginas diretamente na nuvem — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

A extensão Save to Google Drive permite salvar arquivos, páginas da web e imagens diretamente na nuvem com apenas um clique. Basta acessar a Chrome Web Store (https://chromewebstore.google.com) para obter o recurso e adicioná-lo ao navegador. Após a instalação, o ícone da extensão será exibido ao lado da barra de endereços. Para salvar páginas da web, é só acessar o conteúdo que deseja salvar e clicar no ícone da extensão. A página será salva como um arquivo PDF ou imagem, dependendo das configurações, diretamente no Google Drive. Para encontrar os itens é só buscar a pasta configurada como padrão na nuvem.

5. Usar a barra lateral de Atividade

 

Barra lateral "Atividade" permite compartilhar histórico de alterações em arquivos e pastas — Foto: Reprodução/Júlia Silveira
Barra lateral “Atividade” permite compartilhar histórico de alterações em arquivos e pastas — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

A barra lateral Atividades do Google Drive é uma ferramenta que facilita o acompanhamento de edições, mudanças e histórico de ações realizadas nos arquivos ou pastas. O recurso também permite monitorar colaborações em tempo real e revisar alterações feitas pelo próprio usuário ou por outras pessoas com acesso aos documentos.

Para utilizar a funcionalidade, basta clicar com o botão direito sobre o item desejado e selecione “Visualizar detalhes”, ou clique no ícone de ‘i’ (de informações) no canto superior direito da tela. A aba “Atividade” mostrará uma lista cronológica das ações recentes realizadas no arquivo ou pasta selecionada. As informações incluem atualizações como alterações de conteúdo e edições ou comentários, além da data e hora das ações.

Com informações de Makes Use Of.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *